Buscar
  • Vinicius Camargo

Sustentabilidade e mercado imobiliário pós-pandemia

Ainda não se pode dizer que estamos exatamente numa fase "pós-pandemia". Entretanto, os impactos do novo estilo de vida imposto a toda a humanidade já estão aí. Sob este aspecto, é possível dizer que existia um mercado imobiliário e uma visão da sustentabilidade antes da pandemia e outra completamente diferente agora.





As restrições de mobilidade e necessidade de isolamento social bastante acentuada em determinados momentos fizeram com que as pessoas valorizassem mais suas moradias e, com a gradual recuperação da economia após um rearranjo forçado em um curto espaço de tempo, aliados a diversos outros fatores, aqueceram o mercado imobiliário. Mas não se trata de um mero aquecimento. Ocorreu uma transformação completa, especialmente no que se refere a valores e comportamentos.


Mais espaço, conforto, áreas de lazer, gourmet e atividade física, escritórios, cômodos com mais privacidade, bem delimitados, isolamento acústico, zona de descontaminação e locais para deixar os sapatos e contato com a natureza. Uma tendência completamente diferente.


A sustentabilidade, de maneira geral, também ganha cada vez mais força. A pandemia acentuou essa tendência. E, no que se refere à moradia, ela é muito mais valorizada do que antes.


Iluminação natural, aquecimento solar, geração de energia fotovoltaica, reaproveitamento de água, certificados inclusive no que se refere à construção, que deve utilizar materiais ambientalmente corretos com procedência atestada, emissão reduzida em seu transporte, baixo desperdício e manejo adequado dos resíduos sólidos da construção.

Materiais que remetem à sustentabilidade e contato com a natureza são valorizados na arquitetura e na decoração como, por exemplo, a madeira. Não há paradoxo, uma vez que ela deve ser de reflorestamento ou oriunda de reaproveitamento e precisa apresentar certificação de origem.


Todo este contexto cria inúmeras oportunidades para empresas de ramos tradicionais que adotam uma estratégia de diferenciação no mercado buscando formas de agregar valor a seus produtos, tornando-se indispensável quando tudo indica que esta tendência sustentável no mercado imobiliário se tornará o novo normal.


Vinicius Cruz Camargo

CEO, Hawk Digital Marketing